sexta-feira, 31 de março de 2017


Orixá Xapanã
Orixá da transição e das doenças contagiosas

Sànpònná, Obalúayé, Xapanã
Da África para o Brasil



"Esta explanação é sobre a visão de quem é o Orixá Xapanã como é chamado no Batuque do RS na própria África, sem as influências da cultura brasileira, católica, indígena no seu ritual"

                Obalúayé significa “Rei dono da terra” e Omulu significa “Filho do Senhor”, são os nomes pelo é chamado o orixá Xapanã na áfrica, pois seu nome é um tabu e não deve ser pronunciado, dizendo ainda que ele pune os malfeitores enviando-lhes doenças contagiosas.
            Xapanã é um dos orixás mais antigos da áfrica, tendo seu culto muito anterior ao culto dos eboras e Voduns, sendo ele muito anterior ao desbravador Oduduwá, pois quando Oduduwá chegou a Ifé, Xapanã já era tido como uma divindade em Òkè Itase, no estado de Osun, a prova disto é que em áfrica muitas cerimônias a estes orixás não utilizam nada que contenham ferro, pois seu ritual é anterior a idade do ferro.
            Existem ainda três Xapanã em território Yorubá, um deles é conhecido pelo nome de Xapanã-Airo, filho gerado de Nanã, sendo ele uma divindade originaria de Tapá, sendo ele rei de Tapá partiu em expedição com seus guerreiros pelos quatro cantos da terra, as flechas de Xapanã deixava qualquer pessoa que fosse ferida cega, surda e manca instantaneamente. Nestas andanças ele chegou até o território mahi ao norte do antigo Daomé, onde dizimou toda a população. Onde instalou seu império sendo saudado pela frase Kábìyèsí Olútápà Lempé, “Rei de Nupê em país Empê”.
            O segundo Xapanã nascido na áfrica foi Sànpònná-Boku, que teve sua origem na própria Daomé e migrou posteriormente para Oyó na terra de seu primo Xangô, tendo fortes ligações com Nanã Buruku na região, pois era filho de Ibain (uma encarnação de Nanã na terra) e Oko (uma encarnação de Obatalá).
Havendo ainda um terceiro de culto muito confuso chamado pelo nome Omulu-Molu em Kêto e Abeokutá, sendo este filho de um homem chamado Savé Opara, com o culto de um caçador negro que cobre o corpo com palhas da costa, que matava e comia as pessoas praticando o ato do canibalismo contra os inimigos que vencia em suas lutas, sendo este Omulu altamente contra as pessoas saírem às ruas sozinhas ao meio-dia, castigando quem assim o fizesse, na áfrica o culto a Omulu é realizado na rua, sendo um orixá que se manifesta na hora de sol intenso e castiga quem não carrega talismãs de proteção. Porem na cidade de Savé ele é comparado como sendo a própria Nanã, no Brasil seu culto veio de sacerdotes de Abeokuta que o cultuavam como sendo um orixá com as qualidades de Xapanã, porem muito mais novo.


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