sexta-feira, 31 de março de 2017


Orixá Orixalá
Obàtálá, Òrìsànlá, Oxalá

Obàtálá, a origem dos orixás funfun
Da África para o Brasil

"Esta explanação é sobre a visão de quem é o Orixá Oxalá como é chamado no Batuque do RS na própria África, sem as influências da cultura brasileira, católica, indígena no seu ritual"

            Òrìsànlà (Orixalá) “O Grande Orixá” ou Obàtálá (Obatalá) “O Rei do Pano Branco”, são em áfrica exatamente o mesmo orixá sendo seu nome verdadeiro Òrìsànlà Obàtálá, que significa “O grande Rei Orixá do Pano Branco”, as divisões do seu nome vieram das regiões que o chamavam com apenas um dos nomes. Mas de qualquer forma ele ocupa uma posição única diante o panteão Yorubá, sendo ele o orixá mais elevado diante todos os deuses Yorubás, este posto também é seu devido ao fato de ter sido a primeira divindade criada por Olodumaré o deus supremo. Sendo Orixalá uma divindade suprema em território Yorubá, seu nome é Òrìsà +Nlà, que juntos formas Òrìsànlà, o orixá ìnlá, a maior das divindades. Ele é o rei dos Igbôs que é o maior grupo étnico africano, habitando o leste, o sul e o sudeste da Nigéria, alem dos camarões e da Guiné, sempre teve um caráter bastante obstinado e independente o que lhe trouxe muitos problemas, como vimos no capitulo três, orixás.
            Ele carrega a fama de ser o pai de todos os orixás, pois foi ele quem intitulou os orixás e os trouxe para o Orún, sendo ele considerado a imagem de Olodumaré na terra.
Obatalá não se manifesta por meio de ocupação ou tem assentamento na liturgia Nagô Xalú, porem é tido como o pai de Oxalufan (Oxalá Jobokum) que por sua vez é pai de Oxaguiã (Oxalá Obokum).
Obatalá é corcunda, pois devido sua teimosia se recusou a fazer uma oferenda de sal para Esú, e Esú revoltado castigou pregando por todo o sempre uma cabaça em suas costas, motivo pelo qual Obatalá não come sal. Obatalá é representado pelas águas frias e imóveis do começo do mundo, controla a formação dos novos seres e é o senhor dos vivos e dos mortos, controlando o nascimento, a iniciação e a transição.
Ele possui um caráter bastante obstinado e independente o que lhe causou inúmeros problemas, ele é quem cria os seres humanos. O que lhe deu o titulo de Aláàbáláàse, “O poder de sugerir e realizar o Axé”.

Segundo a crença dos antigos Yorubás, os deuses da família Òrìsànlá (família nagô ìwìn), deveriam ser os únicos a serem chamados de orixás, e os demais deuses chamados pelos seus verdadeiros nomes ou pelo termo Imole, estes deuses funfun da família de Òrìsànlà comem apenas alimentos brancos, e são os donos da pemba e de todo tipo de pó branco, em hipótese alguma podem comer sal e azeite de dendê, sendo que a família dos Orixás funfun se estende em cento e cinqüenta e quatro deuses, tendo vindo para o Brasil apenas os orixás funfun de mar (Òkun), que são Obokun, Olokun, Dakun e Jobokun, numero bem reduzido aos que existem em áfrica. Porem em áfrica se analisarmos os 154 orixás funfun, encontraremos inúmeras cerimônias e semelhanças, que muitas vezes é difícil distinguir se se tratam de divindades distintas ou se são a mesma divindade com nome distinto conforme a região de culto, mas certeza que se pode observar que todos os orixás funfun são tidos como filhos de Obatalá (Orixalá) com Yemowo, a primogênita Iemanjá filha de Olokun (qualidade diginitária de Oxalá no Brasil), com quem teve todos os orixás funfun como filhos, mas algumas coisas mudaram quando chegaram ao Brasil.

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